São Lucas, o Evangelista da Misericórdia e da Oração
- Mensageiras do Amor Divino
- 10 de jul.
- 1 min de leitura

São Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, foi discípulo de São Paulo e médico de formação — por isso é o padroeiro dos profissionais da saúde. Embora não tenha conhecido Jesus pessoalmente, mergulhou no mistério da salvação através do testemunho dos apóstolos e, especialmente, da Virgem Maria, com quem provavelmente conviveu.
Seu nome significa "portador de luz", e de fato, iluminou a fé da Igreja com relatos únicos como a Anunciação, a Visitação e o Natal — narrativas que mostram sua profunda ligação com Maria.
Mais do que um evangelista, Lucas foi um homem de oração e sensibilidade, como ressaltou o Papa Bento XVI, destacando a presença constante da oração em seus escritos. Ele apresentou Jesus como o Salvador compassivo, amigo dos pobres, dos pecadores e dos marginalizados.
A tradição diz que Lucas morreu mártir, pendurado em uma árvore na região da Acaia. É representado por um touro alado, símbolo do sacrifício e do serviço sacerdotal, pois seu Evangelho começa com o sacerdote Zacarias no templo.
Ao seguirmos o exemplo de São Lucas, somos convidados a viver a fé com zelo missionário, amor a Maria e uma vida sustentada na oração e na escuta do Espírito Santo.
Comments