
Ir. Maria de Lourdes Soares Gomes
(Ir. Lourdinha)
Nascida no dia 26 de dezembro de 1974, na cidade de Itariri/SP, Ir. Maria de Lourdes Soares Gomes é filha de Jordilino Ferreira Gomes e Gilda Soares Gomes. Desde pequena, demonstrou sensibilidade à vida consagrada, especialmente pela convivência com as Irmãs Filippini da Comunidade Madre Nineta Jonata, no bairro onde cresceu. Foi nesse ambiente de fé e convivência que, ainda criança, alimentou o desejo de se consagrar totalmente a Deus. Esse sentimento se revelou de forma simbólica em 1984, ao fazer sua Primeira Comunhão vestida de freirinha, em um gesto que antecipava o chamado vocacional.
Sua Jornada
Em fevereiro de 2003, ingressou oficialmente na Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, em Pindamonhangaba/SP. Realizou sua primeira profissão religiosa no dia 27 de janeiro de 2007, na Paróquia São Roque, em Aparecida/SP. Desde então, Ir. Lourdinha tem se dedicado à formação das novas gerações da Congregação, atuando como formadora de postulantes e noviças, além de coordenar iniciativas de promoção vocacional.
Em 2008, foi enviada para Curitiba/PR, onde passou a integrar a equipe do Centro de Pastoral da Arquidiocese, trabalho que desempenhou com zelo por mais de uma década.
No dia 23 de agosto de 2014, professou os votos perpétuos, assumindo publicamente seu compromisso definitivo com os votos de pobreza, castidade e obediência. A celebração aconteceu na Paróquia São José Operário, em Caraguava–Peruíbe/SP, reunindo familiares, irmãs de Congregação e amigos.
Atualmente, Ir. Maria de Lourdes faz parte do Conselho Geral da Congregação, exercendo a missão de Ecônoma Geral, além de colaborar nos projetos sociais da AMEFE (Associação Beneficente Madre Felicy), em Aparecida/SP. Sua vida é testemunho de dedicação, serviço e fidelidade ao carisma de irradiar o Amor Divino, onde quer que esteja.
“Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir pronunciaste o meu nome... Lá na praia, eu larguei o meu barco. Junto a ti, buscarei outro mar.”